Sabia que…?

  • Denominação de Origem do Mundo?

    douro

    A história da região sempre esteve ligada à produção do vinho e a sua paisagem é disso testemunho, com a vinha a preencher as suas encostas talhadas em socalco lembrando um laborioso bordado.

    Desde 14 de Dezembro de 2001,  é reconhecida como Património Mundial pela UNESCO.

    Mas foi Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), mais conhecido por Marquês de Pombal, quem viria a mudar a situação económica da região, ao criar a primeira região vitícola regulamentada do mundo, demarcando o Douro Vinhateiro (1757-1761), através da colocação de grandes marcos de granito, no terreno, com a palavra “Feitoria”.

    O Secretário de Estado do Reino criou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (CGAVAD) em 1756, vindo a obter a exclusividade na venda do vinho do Porto.

     

  • autor da célebre frase “Em flagrante delitro”?fernando_pessoa_flagrante_delitro

    Dedicatória escrita por Fernando Pessoa no verso de uma fotografia que ofereceu à namorada, Ofélia de Queiroz.

     Na imagem, aparece o próprio a beber na famosa casa Abel Pereira da Fonseca, situação que originou o célebre trocadilho baseado na convencional expressão, «flagrante delito», termo jurídico que significa «facto punível que é descoberto no próprio momento em que é cometido».

  • 0_codigohamurabi_2

    conjunto de leis da Mesopotâmia, inclui uma lei que punia a fraude na venda de vinhos: os criminosos eram afogados num rio.

  • melhores provadoras de vinho do que os homens, já que possuem olfato mais apurado, principalmente na idade fértil.

    mulheres-bebendo-vinho

    Ainda bem que os tempos mudaram, pois na Roma Antiga, estavam proibidas de consumir vinho e, caso o marido encontrasse a mulher a beber, tinha o direito de matá-la.

  • produzem vinhos brancos?

    brancoetinto

    O champanhe e o espumante é disso um bom exemplo, usando castas tintas como o Pinot-noir ou o Pinot Meunier para produzir brancos, a que os franceses atribuem a designação de “Blanc de Noir”.

    Também existem raros Malbecs e Pinots Noirs brancos.

    Para isso, basta fazer fermentar o mosto sem contacto com as películas, pois é a chamada casca da uva que dá cor ao vinho.

  • ocupam a maior área cultivada do planeta entre todas as frutas do mundo?

    vinas

    Em 2015, segundo a O.I.V., havia cerca de 7.534 milhares de hectares.